Preferes Matemática ou Português?
Esta foi a pergunta que
fiz à Luana e antes que esta aluna respondesse já outros alunos, e eles sabem quem
são, referiam as suas preferências e justificavam-se. Claro está, que já
esperava tal reação e sabia que era a partir da vontade de todos manifestarem a
sua preferência que surgiria, o ir mais além, na aprendizagem do tratamento de
dados. Para tal, fomentei a discussão em torno da questão:
Como podemos
organizar as vossas respostas para melhor estudarmos as preferências?
O Rafael logo deu a ideia de fazermos uma “lista
com os nomes dos alunos e depois à frente escrevia-se a disciplina que, gostava
mais”.
Alguns alunos concordaram e até disseram que
teríamos que construir uma tabela.
Refletimos na construção da tabela:
-“Tem
que ter todos os nomes dos alunos.” (Luana)
-“Também
tem que ter Matemática e Português.” (Júnior)
-“Fica
uma tabela “alta” se os nossos nomes ficarem do “lado esquerdo”.” (Diogo)
-“Lado
esquerdo são as linhas ou as colunas?” (professora)
-“São
as linhas.” (Diogo e alguns outros…)
-“Em
vez de termos trabalho a construir a tabela fazemos o Diagrama
de Venn que já fizemos outras vezes, escrever Matemática e Português e depois cada um vai
lá escrever o nome.”
Esta sua intervenção foi muito importante pois a
Mariana disse logo que ia escrever o seu nome no meio porque gostava das duas
disciplinas e o Gonçalo lembrou os colegas de que deveriam escrever o nome fora
do diagrama de Venn se não gostassem nem de Português nem de Matemática.
A turma decidiu então preencher o Diagrama de
Venn e interpretar em grande grupo-TURMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário